Notícias

Notícia

Pesquisa aponta que tom de voz indica liderança

Segundo duas universidades americanas, pessoas com cargos que têm mais poder fazem discursos mais enérgicos que os demais

O estudo “The Sound of Power: Conveying and Detecting Hierarchical Rank Through Voice”, realizado a partir da parceria entre aUniversidade Estadual de San Diego e aUniversidade de Columbia, indicou que as pessoas costumam mudar a intensidade da voz conforme sua posição hierárquica dentro do grupo.

Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores pediram que universitários lessem um trecho de um texto em voz alta para captar os níveis originais de entonação da pessoa. Feito isso, eles criaram uma situação de negociação e determinaram aleatoriamente posições de poder para cada estudante. Após terminarem a atividade, pediu-se que os participantes do experimento lessem novamente outro excerto e, nessa segunda leitura, notou-se uma diferença. Os universitários que foram colocados em cargos de liderança variaram com mais frequência o volume de suas vozes e ainda foram mais energéticos no seu discurso.

Essa alteração não foi apenas percebida pelos pesquisadores. Num segundo teste, pediu-se que outras pessoas tentassem identificar, a partir destas gravações, quais estudantes tinham papéis com mais poder de decisão. O resultado corroborou as observações realizadas no primeiro experimento, ou seja, as pessoas tenderam a associar variação do volume e tom de voz mais alto com os líderes.

Portanto, se você quer se tornar um bom líder ou então apenas soar mais poderoso, você pode tentar aprimorar sua capacidade discursiva levando em conta estes dois aspectos. Basta praticar.