Notícias

Notícia

Receita Federal apresenta ferramentas de gerenciamento de riscos em evento informal da OCDE na Suécia

A participação no evento da OCDE ressalta o compromisso do Brasil em colaborar com outros países para combater fraudes e promover uma economia global mais segura e justa.

eceita Federal foi convidada por fórum técnico informal da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para compartilhar ferramentas desenvolvidas internamente e utilizadas pela administração tributária brasileira no gerenciamento de risco.

Combinando técnicas distintas, inclusive de inteligência artificial, auditores-fiscais e analistas-tributários brasileiros desenvolvem o Projeto Analytics, com diferentes aplicações. Em evento realizado na Suécia, de 3 a 5 de junho, a iniciativa foi apresentada como um avanço significativo na capacidade de o Brasil monitorar atividades financeiras, especialmente no campo das criptomoedas, o módulo destacado na apresentação.

Para uma visão geral, outros módulos também foram apresentados, todos relacionados ao uso inovador das informações.

As soluções com base em Analytics, construídas pela equipe da Receita Federal, representam um salto tecnológico que coloca o Brasil na vanguarda dos esforços globais para a gestão e a supervisão das transações em criptomoedas. Estas ferramentas têm sido apresentadas a outras administrações1 tributárias, despertando grande interesse e reconhecimento de especialistas internacionais.

A participação no evento da OCDE ressalta o compromisso do Brasil em colaborar com outros países para combater fraudes e promover uma economia global mais segura e justa. A troca de experiências entre os fiscos é estratégica para o gerenciamento de riscos de forma cooperativa.

1Receita Federal compartilha expertise relativa à análise de dados de criptoativos com administrações tributárias de outros países

Brazil shares its knowledge of crypto assets with other tax administrations